Jornada Literária - Resenha de Março/2015 e Tema de Abril/2015


Olá pessoal, tudo bem com vocês?
Hoje eu finalmente vim trazer a resenha do mês de março da Jornada Literária! Se você não sabe do que eu to falando, clique aqui e se entenda, hahahaha.
Bem, como eu contei nesse post aqui, avisei que o livro escolhido do mês era Heróis do Olimpo, e agora, mesmo um pouco muito atrasada, eu vim trazer a resenha pra vocês! Bora conferir?



Título: O Herói Perdido - Heróis do Olimpo #01
Autor: Rick Riordan
Número de Páginas: 440
Editora: Intrínseca
♥♥♥♥
Sinopse:
O Herói Perdido - Novos e conhecidos personagens do Acampamento Meio-Sangue dividem espaço nesse primeiro volume da série Os heróis do Olimpo. Rick Riordan volta ao universo de Percy Jackson e os Olimpianos com ainda mais aventuras, humor e mistério.
Depois de salvar o Olimpo do maligno titã Cronos, Percy Jackson e seus amigos trabalharam duro para reconstruir seu mais querido refúgio, o Acampamento Meio-Sangue. É lá que a próxima geração de semideuses terá de se preparar para enfrentar uma nova e aterrorizante profecia.
Os campistas seguirão firmes na inevitável jornada, mas, para sobreviver, precisarão contar com a ajuda de alguns heróis, digamos, um pouco mais experientes - semideuses dos quais todos já ouvimos falar... e muito.


Então, quem conhece tio Rick, sabe que ele bate na mesma tecla, não é mesmo? Enfim, o livro conta sobre Jason, Piper e Leo, três amigos que descobriram serem Meios-Sangue. O primeiro chegou misteriosamente dentro de um ônibus, onde todos o "reconheciam", mas por causa da névoa. Jason não lembrava de nada de seu passado, ele apenas sabia seu nome. Piper era sua suposta namorada e, Leo, é o amigo segura-vela dos dois. Mas, como foi dito antes, ninguém na verdade o conhecia. 

Quando estão no meio de uma "batalha", bem no inicio da história, Annabeth chega com mais alguns amigos do acampamento para recolhe-los, porém achando que era uma outra pessoa: Percy Jackson, no qual está desaparecido alguns dias. Conformada que não é seu namorado, Anna leva os novos integrantes para o acampamento, na intenção de que eles se conheçam dentro do ambiente e saibam quem são seus pais. Ao chegar lá, o Oráculo do lugar avisa que existe uma 'missão' para 'os 7', os quais ninguém sabem quem são.

Depois dos três filhos serem reconhecidos pelos seus pais: Jason, filho de Zeus; Piper, filha de Afrodite e Leo, filho de Hefesto, eles saem em uma aventura para saber do que essa missão dos 7 se trata e para tentarem recuperar a memória de Jason.




Não dá pra falar de Rick Riordan sem falar de aventura, né? Ele sempre coloca aquela pitadinha de frio na barriga em seus livros, para que fiquemos curiosos cada vez mais. Isso sempre foi o dom dele, de deixar com que ficamos sedentos de informações e necessidade de saber o que vai acontecer na próxima página.
Mas o ruim é: mesmo você querendo saber, no fundo, no fundo, você sabe o que é. Pra quem está acostumado com a leitura, sabe que o Riordan mantem o ritmo em todos os seus livros nos Olimpianos. Achei que, agora, em uma série nova, ele iria renovar, pelo menos um pouco, a ordem dos fatores. Mas não: é realmente a mesma coisa. E isso fez com que a leitura demorasse MUITO para ser concluída. Porque eu realmente queria saber a onde as brigas iriam chegar, qual seria o rumo delas, mas só não esperava que fosse a mesma coisa. E isso desanima demais, porque quando você vai percebendo que isso também vem se repetindo por aqui, você não fica curiosa pra terminar o livro. Talvez pra vocês possam soar contraditória, mas é mais ou menos isso que acontece: é amor ou ódio ao mesmo tempo. Rick Riordan tem esse poder. 




A diagramação e miolo são ótimas, mas achei que a fonte poderia ser diferente e/ou maior. Cada capítulo é narrado pelo ponto de vista de uma pessoa (porém, em 3ª pessoa), diferente dos Olimpianos, que era narrada apenas em 1ª pessoa pelo Percy. Adorei essa mudança, achei que ficou bem legal e soubemos o que realmente se passa entre os personagens, não focando apenas em um. 

A escrita do Rick se mantem a mesma: maravilhosa, porém repetitiva. Isso pode atrapalhar um pouco o fluxo e o ritmo da leitura, ou não. Aí vai depender do que a pessoa gosta: de coisas diferentes de um mesmo autor ou a zona de conforto que ele cria.

Mas ao todo, o livro não foi ruim. Ele foi muito bom, mas não chegou a ser o melhor dele, entendem? Dei 4 estrelas e realmente espero que eu possa seguir com um fluxo maior com o Filho de Netuno, que, com certeza, vai sair resenha aqui quando eu terminar. 




Bem, passando de Março para Abril, esse mês comemoramos o dia internacional do livro infantil, e nada mais justo que fazermos um tema relacionados as kids, né gente?


Voltando a ser criança:
Leia um livro infantil..

E bem, vou deixar pra vocês saberem o livro escolhido na resenha ~risada maléfica. Tentem adivinhar aí nos comentários qual que é, hehehe. E vou tentar de tudo não atrasar com a resenha esse mês, ok? Ok!

Bem, espero que vocês tenham gostado da resenha e do tema do mês de abril. Comentem o que acharam, vão nos blogs das meninas participaram para ver as suas escolhas no mês de março também! E não esqueça de curtir a fanpage e outras redes sociais, ok? Um beijo e até a próxima! ♥




4 comentários:

  1. Eu nunca li nada do tio rick, não é um gênero que chame minha atenção, mas já conheço bem essa sensação que ele provoca!! Muitos leitoras "reclamam" isso hahaha

    Vamos lá... O Pequeno Príncipe? Alice no Pais das Maravilhas? O Mágico de Oz? Meu pé de Laranja Lima?
    São todos livros infantis ótimos de se ler mesmo dps de adulto haha ^_^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ele provoca um negócio louco por aqui DLSAKJSADKJDA. O pior é que acertou, massssss, só vai descobrir quando eu postar resenha meixmo! :P

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Eu li Percy Jackson e os Olimpianos até o quarto livro da saga, isso mesmo, não consegui ler o último hahahahaha.
    Achei as histórias repetitivas demais, exatamente como você falou, nós sabemos o que vai acontecer ao longo da história.
    Acho que é por esse e por outros motivos que eu não leria O Herói Perdido, me enjoei da escrita do Riordan.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa, faz um esforço só pra ler o último pelo menos, os Olimpianos vale a pena SKADJSLADKJDASLKJ mas esse eu tô achando bem ruim :( infelizmente, já que muita gente elogia tanto dasjhdsakjhdsa

      Excluir