Semana das Resenhas #4: Psicose!


Oi pessoas lindas! Tudo bem? 
Quem lembra da resenha de ontem? Se você não viu, clica aqui, foi sobre a série Bates Motel! E pra quem não sabe, essa série foi baseada em Psicose, o livro que vou resenhar hoje para vocês! Vamos lá?


Título: Psicose
Autor: Robert Bloch
Editora: DarkSide Books
Páginas: 256
♥♥♥♥
Sinopse:
Psicose, o clássico de Robert Bloch, foi publicado originalmente em 1959, livremente inspirado no caso do assassino de Wisconsin, Ed Gein. O protagonista Norman Bates, assim como Gein, era um assassino solitário que vivia em uma localidade rural isolada, teve uma mãe dominadora, construiu um santuário para ela em um quarto e se vestia com roupas femininas.O livro teve dois lançamentos no Brasil, em 1959 e 1964. São, portanto, quase 50 anos sem uma edição no país, sem que a maioria das novas gerações pudesse ler a obra original que Hitchcock adaptou para o cinema em 1960. A DarkSide orgulhosamente tem o prazer de reparar este lapso, em julho de 2013, com o lançamento de Psicose em versões brochura (classic edition) e capa dura, limited edition que incluirá um caderno especial com imagens do clássico de Hitchcock.Uma história curiosa envolvendo o livro é que Alfred Hitchcock adquiriu anonimamente os direitos de Psycho e depois comprou todas as cópias do livro disponíveis no mercado para que ninguém o lesse e, consequentemente, ele conseguisse manter a surpresa do final da obra.Em Psicose, Bloch antecipou e prenunciou a explosão do fenômeno serial killer do final dos anos 1980 e começo dos 1990. O livro, junto com o filme de Hitchcock, tornou-se um ícone do horror, inspirando um número sem fim de imitações inferiores, assim como a criação de Bloch, o esquizofrênico violento e travestido Bates, tornou-se um arquétipo do horror incorporado a cultura pop.


Psicose começa contando sobre Norman, um rapaz de quarenta e tantos anos que comanda um motel que a sua mãe comprou anos antes. Apesar de Norman aparentar ser um homem muito bem resolvido, ele e a mãe dele vivem brigando e ele nunca fez nada, além de ajudar sua mãe com o estabelecimento e reler seus livros favoritos. 

Paralelamente, temos a história de Mary, uma garota que trabalha em um escritório e que não vê a hora de se casar, porém a celebração não poderá sair tão cedo, já que seu noivo está em dívidas e o estimado é só poder pensar em casamento daqui a dois anos. Até que ela enxerga a possibilidade de ficar rica, quando seu patrão lhe entrega 100 mil dólares para depositar em um banco. 

Mary tem a brilhante ideia de roubar esse dinheiro e fugir, e é aí que a história de Mary com o de Norman se encontram, pois enquanto a moça fugia, ela se hospedou no motel de Norman para descansar e, então, procurar seu noivo no dia seguinte. Mas algo despertou em Norman um certo interesse por essa moça misteriosa e desesperada que aparece em seu motel.

Agora, será que Mary consegue encontrar seu noivo no dia seguinte e ficar tudo bem? E Norman, será que ele corre atrás de alguma informação sobre essa garota? Só lendo para descobrir!


Se você já viu o filme Psicose, com certeza sabe o que acontece no final, mas a leitura vale super a pena! A escrita do Bloch é muito chamativa e cativante, do tipo clichê de você-não-vai-sossegar-até-terminar-de-ler. Além do livro ser bem curto, ter apenas 256 páginas, você consegue lê-lo em apenas 2 dias (que foi o meu caso!). E olha que eu só lia em intervalos de 30, 40 minutos por dia... É muito rápido e fácil de ler! Recomendo fortíssimo se você está querendo se aventurar no mundo na leitura, ou se você nunca leu algum thriller psicológico e quer começar por alguma coisa, esse livro com certeza vai te ajudar! 

E pra quem não sabe, a série Bates Motel, que foi baseada em Psicose, é o que acontece antes dessa história do livro. Então eles estão fazendo todo um trabalho de "montar" a imagem e o psicológico do Norman e da sua mãe, para depois, finalizar com os acontecimentos que são relatados nessa obra!

Esse foi o meu primeiro (e único, até agora :( ) exemplar da DarkSide aqui na minha estante, e posso dizer que, o que eles fizeram com esse livro ficou impecável! Os começos de capítulo, as imagens no final, a diagramação, a fonte... tudo ficou perfeito! E o preço pode até ser um pouco salgado (por isso aproveitem promoção, guys!), mas vale cada centavo! Agora vou parar de falar um pouco e deixar vocês com alguns detalhes que fotografei do livro! 



É assim que cada capítulo se inicia! Adorei essa chavinha, que representa o hotel! 



E durante o livro, você encontra algumas imagens que são famosas, como a placa do motel que foi feita pela série e essa cena que é muito conhecia por causa do filme.

Então é isso gente, espero que tenham gostado da resenha de hoje! Não esqueçam de comentar o que acharam, se vocês já leram ou não o livro, ok? Beijos e até amanhã!

Não se esqueça de conferir o vídeo de hoje do canal!:


6 comentários:

  1. Você acredita que até hoje não vi o filme ou a série? Já tomei spoiler já kk mas mesmo assim vou ver,estou louca para ver a série também e agora ler o livro \o/
    Muitos beijos e abraços!!♥
    http://ummimoso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que pena! :/ Mas assiste/lê sim, você não vai se arrepender!

      Excluir
  2. Deve ser um livro incrível, li a sua resenha, mas nao lembro se assisti o filme! Fiquei super curiosa. Ótimo post.
    bjux
    www.taayvargas.com

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi muito falar sobre esse filme/livro mas nunca tive oportunidade de ler, mas fiquei ainda mais curiosa com a sua resenha. :)
    http://www.corujasemasas.com.br/
    beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa correr atrás do livro, vale super a pena! :D

      Excluir