Eu já expliquei pra vocês o que Jornada Literária aqui, lembram? Então hoje eu vim mostrar o livro favorito de outra pessoa, que no caso foi o Eleanor & Park, recomendado pela fofa da Ane, dona do blog Profano Feminino. Vem conferir a resenha comigo!
Título: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Número de Páginas: 328
Editora: Novo Século
♥♥♥♥♥/5 (♥)
Sinopse:
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo
O livro conta de Eleanor, uma garota ruiva que tem mais 5 irmãos, mora numa casa minúscula com eles, sua mãe e seu odiado padrasto, que a odeia e faz de tudo para irritar e botar medo em todos. E também conta de Park, um menino mestiço, com uma família perfeita e uma casa maravilhosa. E suas vidas se cruzam quando Eleanor se torna a menina nova da escola de Park, onde os dois dividem a mesma poltrona no ônibus.
Podemos enxergar uma relação nascendo de pouco em pouco. No começo, podemos ver que Park encara Eleanor como uma menina "zoada", menosprezando-a. E Eleanor, se sentindo mais sozinha e deslocada do que nunca. Toda vez que eu lia o ponto de vista dela, me sentia em sua pele e podia sentir aquele sentimento de perdida que ela tinha. Mas daí foi nascendo uma compaixão, depois uma amizade e, enfim, um amor adolescente maravilhoso.
Vou contar um negócio: não sou muito fã de livros adolescentes em que o enredo principal é o romance entre eles. Eu sempre me decepciono, porque sempre sinto aquele romance meio 'Hazel e Grace' de A Culpa é Das Estrelas, aquele negócio que em uma página eles se conhecem e na outra eles já se amam. Mas isso não acontece em Eleanor & Park, cada coisa acontece em seu momento certo e isso já foi muito gratificante.
Porém, vou confessar: o final foi interessante, mas algumas pontas ficaram soltas. Foi surpreendente, mas quando eu virei a página final, esperava só mais um pouco. Talvez tenha sido estratégia da autora, mas eu senti um grande 'WTF?' dentro de mim. Mas, em momento algum, isso me decepcionou. Foi um 'WTF' que, no final, fiquei feliz de ter acontecido. Nós podemos imaginar um final, sem ninguém nos decepcionar ou estragar as coisas pra nós.
Como eu li em e-book, não posso falar como é a diagramação do livro, mas a escrita da Rainbow é perfeita e flui muuuito bem. Você lê várias páginas e nem percebe. Dei cinco estrelas e marquei favorito mesmo! ♥
Gostaram da resenha? Espero que sim! Comentem tudo o que acharam, e já estou ansiosa pra saber o tema do mês de Março! Ah, não esqueçam de conferir os blogs das meninas pra saber as escolhas delas, ok? Beijo e até a próxima! ♥